terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Atividade 4. Execução da atividade
RELATÓRIO da ATIVIDADE 4

Buscando desenvolver competências do educando no que se refere ao uso da língua, essa atividade teve como objetivo promover um estudo da linguagem do texto musical,explorando entre outros aspectos,o emprego de certas expressões e construções da língua, levando o aluno a refletir sobre as diferentes formas de expressão.
A atividade foi desenvolvida com a turma da 8ª série C do turno noturno, do Colégio Estadual Rotary Clube.
A turma utilizou três horários de quarenta minutos para executar e concluir a atividade e contou com a participação ativa dos alunos.
Para desenvolver a atividade os alunos primeiro assistiram o vídeo
(http://www.youtube.com/watch?v=JQfBQL749B8)em que foi apresentada a música "Sou eu assim sem voçê" de Claudinho e Bochecha, cantada por Adriana Calcanhoto.
O assunto foi trabalhado gradualmente, dando condições para que o aluno reconhecesse e utilizasse as figuras de linguagem em diferentes tipos de texto: charges,anúncios publicitários,poemas,letras de música, etc.
Foi distribuída cópias da música acima citada e tiveram a oportunidade de ler de forma diferente.Com o auxílio do dicionário, os alunos pesquisaram o significado de algumas figuras de linguagem fazendo a conceituação das mesmas.
Essa atividade possibilitou ao aluno a reconhecer e empregar as figuras de linguagem na construção de textos reconhecendo os efeitos de sentido que elas transmitem ao contexto.
O resultado obtido com essa atividade foi satisfatório, uma vez que promoveu a interação, a exposição de ideias,levando o aluno a ser construtor do seu próprio conhecimento e participante ativo do processo aprendizagem.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atividade 2. Possibilidades de contribuições da tecnologia


Com o avanço tecnológico a escola deve incorporar cada vez mais o uso das tecnologias digitais,para que os alunos e os professores possam aprender a ler, escrever e expressar por meio delas.

Além disso, as tecnologias digitais estão introduzindo novos modos de comunicação, como: a criação e o uso de imagens, som, animação. E a combinação dessas modalidades pode contribuir significamente para a sua prática pedagógica tornando as aulas atrativas,dinâmicas e prazerosas.

É um desafio o uso desses novos recursos digitais pois exigem novas habilidades no processo ensino aprendizagem
Com o avanço tecnológico a escola deve incorporar cada vez mais o uso das tecnologias digitais,para que os alunos e os professores possam aprender a ler, escrever e expressar por meio delas.

Além disso, as tecnologias digitais estão introduzindo novos modos de comunicação, como: a criação e o uso de imagens, som, animação. E a combinação dessas modalidades pode contribuir significamente para a sua prática pedagógica tornando as aulas atrativas,dinâmicas e prazerosas.

É um desafio o uso desses novos recursos digitais pois exigem novas habilidades no processo ensino aprendizagem

Módulo 4.Currículo, Projeto e Tecnologia

Atividade 1. Conceito de currículo e o processo de interação de tecnlogias

Currículo é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. É formado, além dos componentes curriculares, por tudo aquilo que acontece na escola. É muito importante incluir no currículo as TIC, pois são várias as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, entre essas contribuições, podemos citar: o uso das tecnologias possibilita mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.Hoje em dia são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o objeto de conhecimento (conteúdo).
Continuando a busca , pesquisei no youtube o vídeo:Figuras de Linguagem e o filme Velha História
.
• No vídeo, a exploração de figuras de linguagem é realizada através de um processo de aprendizagem musical, tornando a linguagem mais expressiva, enriquecendo a visão crítica e cultural.

A música sempre teve um forte apelo didático,que mobiliza o emocional , sem contar que, através dela se torna muito prazeroso e lúdico as realizações das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Pode ser aplicada na 8ª série e no ensino médio.

http://www.youtube.com./watch?v=JQfBQL749B8


• O filme Velha História baseado no texto de Mário Quintana, aborda temas transversais, possibilita desenvolver: a observação, a análise, a descrição, a interpretação, a produção textual e a intertextualidade.Pode ser aplicado em toda a faixa etária e em todas as séries.


http://www.youtube.com/watch?v=xi9oZ9yhOKQ

Unidade 3.Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Atividade 1: Conhecendo repositórios de material digital

Durante a busca que fiz nos sites indicados para a atividade 1, encontrei uma vasta diversidade de recursos que possibilitou a montar minha biblioteca particular.
Navegando no portal do professor pesquisei o vídeo Escolhendo livros na biblioteca,em que apresenta as seguintes estratégias de leitura:
1ª- a escolha dos livros;
2ª- leitura;
3ª- eleição do melhor livro;
4ª- interação;
5ª- opinião individual.

É de grande relevãncia a realização dessa atividade porque permite desenvolver as habilidades de leitura, fazendo com que seja estimulada e prazerosa.
Pode ser desenvolvida no ensino fundamental inicial e médio.

http://www.dominiopublico.gov.br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividade 2.9. Vagueando pelo Wikcionário e pela Wikipédia.

A experiência utilizando o wikcionário e a wikipédia foi bastante interessante,permitindo-me a busca de novos conhecimentos, enriquecendo não somente o vocabulário como também vivenciar com o espaço virtual.
Na minha busca, constatei que os verbetes ;cari e traíra não se incluiam. Então editei e salvei às páginas "cari" e "traíra" no wiki.Também acrescentei na wikipédia as palavras "umbuzada" e "galinha de capoeira".
Atividade 2.5 Utilizando o BLOG.
Atividade 2.4 Conhecendo e comentando os trabalhos dos colegas
Atividade 2.1 Navegando em hipertexto



Ao iniciar esta atividade fiquei surpresa com o meu desempenho pois, consegui navegar conforme indicaçâo da atividade proposta.Não me perdi, pelo contrário, me encontrei:ora voltava, ora prosseguia, sempre clicando nos links que me chamava atençâo e, cheguei a conclusâo de que uma coisa puxa a outra e vai mergulhando nesse emaranhado de informaçôes que parece nâo ter fim.
Durante a experiência vivenciada, aprendi também sobre hipertexto e que navegar ou surfar na internet é seguir uma sequência de links.
Foi de grande valia esta atividade porque proporcionou-me curiosidade,no sentido de novas descobertas acrescido de novos cconhecimentos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comentário



Acredito que o sistema de hipertexto vem possibilitar o aluno compreender que o significado de um texto não se esgota nele mesmo,mas se estende na relação com outros, promovendo a interação com outras leituras.
Portanto, o sistema hiprtexto,através da Internet, coloca à disposição uma grande quantidade de informações de forma eficaz, interativa, atraente e dinâmica, proporcionando aos alunos uma nova prática de leitura, envolvendo também outras áreas do conhecimento, possibilitando inter-relações com outras disciplinas, dando-lhes condições para que possam de forma permanente e autônoma,ler o mundo e expressá-lo por meio da escrita.
Atividade 2.1 Navegando em hipertexto


É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas chamada hiperlinks ou links.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia

Atividade 2.2 Navegando em hipertexto


Durante a experiência vivenciada, aprendi também sobre hipertexto e que navegar ou surfar na internet é seguir uma sequência de links.
Foi de grande valia esta atividade porque proporcionou-me curiosidade,no sentido de novas descobertas acrescido de novos cconhecimentos.
Atividade 1.7 Pesquisando o trabalho por projeto


A escolha do projeto "Lemos o que Vemos" foi propícia porque foi desenvolvido no Colégio Estadual Rotary Clube ao qual faço parte.A apresentação dos resultados foi realizada no encontro presencial através de slides.
Atividade 1.4 Tecnologia na minha escola
O mundo está em constantes e rápidas mudanças. Portanto é necessário a utilização das TICs no projeto pedagógico da escola.
A pesquisa das tecnologias disponíveis na escola foi feita através de slides.
Atividade 1.5 Conhecendo uma experiência didática
Esta atividade foi realizada com o acesso do Portal do Professor no item"Espaço de Aula".Selecionei uma aula com o tema"Tu fala como eu falo?" da prof. Thaíse S. de Oliveira, observei pontos das estratégias de aula que considerei relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e , foi muito significativa para mim.
Atividade 1.2 Educação e Tecnologia


" (...) É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento."
(Dowbor, L., 2001)

Unidade 1.Tecnologia na sociedade na vida e na escola

Atividade 1.1 Quem sou eu como professor e aprendiz

Um professor informatizado é um aprendiz e também um formador de ideias, mostra para o aluno que a pesquisa é fundamental em sua vida escolar e, desta forma o professor não se torna o centro de tudo, mas sim encorajador para a aprendizagem.
Gosto da minha profissão, sou comprometida com o meu trabalho e, por isso estou sempre em busca de novos conhecimentos.

Atividade 1.2 Preocupação e/ou expectativa no uso da tecnologia

O uso das tecnologias e em especial da informática em sala de aula, permite que o educador tenha um papel de orientador do conhecimento, logo, as atividades não podem estar voltadas para a fala do professor, ele não é mais o detentor do conhecimento.
A utilização das tecnologias favorece um trabalho em conjunto, torna o processo de aprendizagem mais dinâmico, criativo, há espaço para o diálogo e uma construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, 6 de outubro de 2009